O cansaço dos familiares dos idosos
Já pensaram o quanto é difícil ter um idoso dependente em casa?
Não se está preparado psicologicamente e nem fisicamente para o quanto difícil é.
Um idoso, com várias doenças próprias da idade e mais algumas, a depender de terceiros para tudo. Depois são as crises próprias das doenças, o que deita o idoso e a família abaixo. Como é o caso da doença de Alzheimer, com o avanço da doença faz com que a pessoa se vá lembrar do passado e não do presente. Então o idoso quando está pior relembra situações, por vezes de quando era criança. Há episódios de se lembrar e até ter medo de alguma coisa que se passou na escola. Então a família, com o cansaço que toda esta situação trás e a falta de apoio, fica desesperada e chega a ser agressiva com o idoso, não é que eu concorde mas é uma realidade. Também há quem seja agressivo com os idosos por maldade.
Por este não se poder defender, por ninguém acreditar no idoso e assim não há quem defenda. Os idosos e as famílias deveriam ter mais apoios, tanto a nível psicológico, como económico.
A família precisa de ajuda para saber lidar com todas estas situações sem ter de perder o controlo.
Então em que país estamos que se esquece de quem trabalhou tanto, que fez tanto pelo pais agora são tratados como trapos velhos. Senhores governantes lembrem-se que também caminham para lá e talvez precisem de apoios também.
Sem comentários:
Enviar um comentário